terça-feira, 20 de abril de 2010

Mais que atitude,Respeito é o que há no momento!



"O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão."


(Karl Marx)




É interessante saber,que nos dias atuais respeitar e enxergar o próximo é algo que pode nos diferenciar no mercado de trabalho,se antes éramos contratados por teste de Q.I (Quoeficiente de Inteligência,hoje nos distiguimos positivamente por teste de caráter,talvés um "Q.C. (Quoeficiente de Caráter)". Este texto pode nos ajudar a refletir melhor a respeito dessa atitude tão rara e valiosa chamada "Respeito".


Todo ser humano merece respeito!

É fato que todo e qualquer ser humano gosta e precisa ser respeitado. O respeito, além de ser considerado uma valiosa virtude, é essencial para que, nas empresas, possa haver um ambiente cujo clima organizacional seja harmonioso; logo, isto se torna propício à produtividade, caso contrário, a mesma poderá ficar comprometida.
Por natureza, o respeito está atrelado ao comportamento e à atitude. Pensando assim, é preciso lembrar que cada ser humano veio de um “seio” familiar distinto. Cada um tem características peculiares, com valores e princípios diferenciados; portanto, torna-se necessário que cada pessoa faça de seu íntimo uma breve análise, procurando seu autoconhecimento, analisando desta forma as profundezas de seu ser, analisando sua conduta bem como o seu comportamento. Igual atenção deve ser dada às suas atitudes diante de todos, diante da vida, verificando e buscando desta forma, detectar suas falhas e procurando realizar os devidos acertos, tornando-se assim um ser humano cada vez melhor, um novo ser humano.
Isto posto, torna-se de grande importância cuidar de seu comportamento e de sua atitude. É da mesma forma importante quanto cuidar de sua aparência perante o cenário mercadológico, e isto vale para quem deseja sobreviver no mercado de forma perene.
É preciso aprender a respeitar a si próprio, para depois aprender a respeitar o próximo; logo, quem não se respeita, possui grande dificuldade em respeitar o outro.
Sabemos que o respeito é a base para a construção de quaisquer relacionamentos sólidos e equilibrados; portanto, na empresa, é preciso estar atento o tempo todo, procurando sempre respeitar o ambiente interno e externo em que encontramos inseridos, enxergando nossos limites e respeitando o colega de trabalho como um verdadeiro ser humano.






Marizete Furbino
Administradora, Consultora e Professora Universitária




Nenhum comentário:

Postar um comentário